Comissão De Residência Médica

· 3 min read
Comissão De Residência Médica

A UFMS é uma das instituições públicas mais tradicionais, ela conta com 21 programas de residência, com o apoio de uma equipe técnica e multidisciplinar, que vão auxiliar para que o residente consiga lidar com os principais desafios da área. A Instituição já divulgou informações sobre a residência médica, residência multiprofissional, residência uniprofissional e o edital da prova, já pode ser conferido aqui. De profissionais renomados nas diversas áreas da saúde, além de poder contar com uma moderna estrutura hospitalar que conta com uma tecnologia de ponta que potencializa as atividades dos residentes, sejam elas presenciais ou à distância.

  • Além da concorrência, que em algumas especializações é mais alta do que a encontrada nos vestibulares das universidades federais, todos os médicos estão em um nível semelhante – diz.
  • A prova da USP é difícil, e o caminho até a residência médica pode se mostrar uma verdadeira jornada.
  • Como conversamos na introdução, a concorrência da prova de residência costuma ser muito alta, afinal, não temos tantas vagas quanto médicos formados.


Para os médicos estrangeiros que pretendem morar em Portugal e atuar como médicos no país, é um excelente caminho, até mesmo para quem deseja fazer uma nova formação em uma área de especialidade diferente. Assim como no Brasil, em Portugal  existe uma certa preferência por especialidades médicas que, em muitos lugares do mundo, são consideradas especialidades nobres na Medicina, como Dermatologia, Oftalmologia e Cirurgia Plástica. Ricardo terá prioridade de escolha e assim optará primeiro pela sua área de especialidade na residência médica.

Conheça As 10 Residências Médicas Mais Concorridas No Brasil



Tornar o médico residente apto a executar de forma independente e segura os diagnósticos e tratamentos na Oncologia Clínica. Promover o desenvolvimento intelectual do residente para que ele possa ser aprovado na prova de título de especialista SBOT. O treinamento proposto ocorre sob acompanhamento e orientação de profissionais médicos de elevada  clique neste link  e ética. A desastrosa iniciativa parte de um grupo sem consistência, que atua desprovido de qualquer evidência e não respeita os direitos democráticos dos médicos clínicos nem a necessidade premente de assistência de qualidade aos brasileiros. A média salarial do médico clínico gira em torno  de 7 a 16 mil reais por 24 horas de trabalho semanais.

['23','40','11','66']indexof(idcategoria) !== -1 ? 'corpo Clínico' : 'corpo Docente'


Assim será aprovado para o segundo ano de residência quando além da atividade assistencial serão introduzidos conceitos de pesquisa em Cardiologia. Na França, não é possível fazer prova de residência médica caso você seja formado no Brasil. Isso porque, eles exigem que você  seja formado em alguma faculdade da União Europeia. A residência é composta por um ano, em que você roda por várias especialidades. Caso você já tenha pelo menos 3 anos de experiência, você não precisará passar por este processo no primeiro ano.

Pós-graduação




Isso é um bom requisito para quem pretende trabalhar em outros países também. Conforme o Regulamento do Internato Médico, os programas devem obrigatoriamente informar a duração total da formação, a sequência e duração dos estágios, além de outras especificações. O tempo de duração da residência médica em Portugal é diferente da residência realizada no Brasil. Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral e Especializada, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Nefrologia, Oftalmologia, Cancerologia clínica, Ortopedia, Cirurgia vascular, Urologia, Terapia intensiva, Clínica médica e Otorrinolaringologia.